Pincéis para pintura a óleo

Fan brush

 
 

Demonstração de técnica

As técnicas desenvolvidas por Bob Ross assentam de forma muito significativa nos materiais utilizados, sejam tintas ou pincéis e espátulas.

Um bom exemplo disto é a técnica de pintura de árvores que apresentamos de seguida.


Nesta muito breve demonstração de Bob Ross, exemplifica-se como pintar em poucos minutos uma variedade de árvores, neste caso, abetos.

Bob Ross utiliza para esse efeito uma "fan brush" ou pincel em leque. Na primeira camada aplicada o tom é notoriamente escuro.

 


CMS Odoo - Imagem simples flotoante

Com a aplicação da segunda "camada" de tinta... faz-se luz! 


O realce tridimensional e luminoso da árvore é assim conseguido usando o mesmo tipo de pincel, mas desta feita com tinta em tons de verde / amarelo luminoso, tudo sem deixar a camada anterior secar.

 

E não só, também obtemos efeito de profundidade porque:

quanto mais longe mais escuro mas mais difuso.

 


As árvores pintadas do lado esquerdo estão mais afastadas, e à medida que afastamos o olhar destas árvores para as localizadas ao centro da pintura, vemos abetos mais esbatidos (e portanto, ainda mais longínquos). 


Finalmente do lado direito ergue-se o abeto mais próximo, ideia esta transmitida não só pela altura mas também pelos tons mais abertos de tinta. 


Os Abetos não são necessariamente o tipo de árvore mais comum em Portugal ou na Europa, mas a execução de outro tipo de árvores é possível através deste pincel, assim como nuvens, folhagem de arbustos e troncos.


Onde pode obter um pincel como este? Seja numa loja de arte até à loja do chinês os pincéis em leque são fáceis de encontrar, embora a qualidade e capacidade de replicar os efeitos apresentados em cima seja variável e possa naturalmente ser limitada. Se quiser ainda assim experimentar, opte por pincéis com cerdas mais rijas. 


Caso o pretenda, na escola pintacomigo pode obter as "Fan brush" genuínos da marca Bob Ross, entre outros materiais e acessórios apresentados na página da nossa loja de produtos e materiais Bob Ross


Boas pinturas!